Na tarde desta quinta-feira (18/11), foi realizado no Projeto Pequeno Franciscano, antigo Curumim, a I Exposição de Produtos Recicláveis. O evento aconteceu no pólo do Centro, no município de São Francisco de Itabapoana.
Durante a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, as professoras usaram roupas feitas com material reciclado. O grupo de percussão Art Lata tocou o hino nacional e músicas gospel. A última atração da festa foi a palestra do professor Edson Martins com o tema “A importância e a necessidade de se reciclar”.
Na ocasião o subsecretário de Administração, Renato Cunha, representou o prefeito Beto Azevedo que estava cumprindo agenda no Rio de Janeiro. A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, em seu discurso, falou da importância de aplicar a lição da reciclagem na vida pessoal. “Devemos reciclar a nossa maneira de tratar nossos pais, irmãos, professores e as pessoas em geral. A reciclagem perfeita de nossa vida é estarmos bem com nós mesmos”, concluiu Fátima.
Segundo a diretora do pólo de São Francisco, Maura Gonçalves, a exposição tem um papel fundamental na educação da criança. “A gente sempre ensinou que era preciso reciclar, mas nunca mostrou o que os alunos poderiam fazer com este material. Hoje me sinto realizada ao poder apresentar o que os funcionários juntamente com os alunos criaram”, contou Maura.
Desde outubro, as professoras têm pesquisado na internet e ensinado para os alunos os diversos tipos de artesanato com produtos recicláveis. Entre as peças expostas na exposição estão: abajour feito com filtro de café, bolsa feita de sacola plástica, pufe de garrafa pet e tapetes de jornal.
O subsecretário de Promoção Social, Nélio de Souza, e a coordenadora dos projetos sociais, Neuza Maria dos Santos, também participaram da festa. Ao final do evento, as autoridades foram presenteadas com peças da exposição.
Projeto Pequeno Franciscano
O Projeto Pequeno Franciscano atende crianças que não têm com quem ficar após a escola; além de atender alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na unidade, as crianças recebem reforço escolar e aulas de dança, música e cultura. No pólo do Centro são atendidas diariamente mais de 150 crianças de 7 a 15 anos.
Por Bianca damasceno
Fotos Flori Fernandes
0 comentários:
Postar um comentário