quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Artesanato de SF faz sucesso em El Salvador



A presidente da Cooperativa de Taboa de São Francisco de Itabapoana (COOPTABOA), Shirley Jardim, visitou na última semana El Salvador, país da América Central. Na ocasião, foi recebida com um coquetel pela primeira-dama, Vanda Pignato, que representou o presidente Mauricio Funes.
O objetivo da visita foi ajudar a selecionar, dentre os artesãos daquele país, 10 grupos para fazerem parte de um programa similar ao que existe no Brasil intitulado “Talentos do Brasil”. O programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da secretaria de Agricultura Familiar, apóia a estruturação de grupos produtivos de forma sustentável, focado no mercado e na gestão participativa. A Cooperativa de Taboa faz parte do programa que tem ao todo 15 grupos de artesãos e 12 estados.
Durante o coquetel Shirley apresentou um vídeo mostrando como a Taboa é extraída e como são feitas as peças. “Contamos como nosso grupo surgiu, como trabalhamos e conseguimos ser o primeiro grupo a conseguir a Certificação de Qualidade Total em Orgânico em artesanato com fibra de taboa. Levei fotos, vídeo e algumas peças para eles conhecerem nosso trabalho”, contou Shirley.
A artesã conta que se sentiu lisonjeada com o convite para ir a El Salvador. “É muito gratificante ver seu trabalho reconhecido até no exterior. Fiquei surpresa quando a primeira-dama, que é brasileira, me contou que nosso grupo havia sido indicado pelo presidente Lula. Dona Marisa comprou duas cestas nossas em 2006, na Feira da Agricultura Familiar em Brasília”, lembrou Shirley.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, vê nesses encontros oportunidades. “Encontros como este abrem muitas portas. Não só para a Cooperativa de Taboa mas também para o nosso artesanato de forma geral. Em fevereiro o grupo de El Salvador virá ao Brasil para conhecer outros grupos apoiados pelo programa Talentos do Brasil”, afirmou Fátima.

0 comentários:

Postar um comentário