terça-feira, 30 de novembro de 2010

CRAS de Valão Seco realiza palestra sobre a violência contra a mulher

Por Mary Oliveira Fotos Flori Fernandes


Na tarde desta sexta-feira (26/11) o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Valão Seco, em São Francisco de Itabapoana, realizou uma palestra sobre a "Violência contra a mulher". O objetivo foi alertar e orientar as pessoas sobre os direitos da mulher.
A palestra foi ministrada por representantes do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) de Campos dos Goytacazes. A assistente social Carla Emmanuel falou sobre o ciclo de violência contra a mulher e o trabalho que o NIAM oferece: “Mesmo que a mulher não tenha feito ocorrência policial ela deve procurar o núcleo e fazer o registro. A partir daí o NIAM vai auxiliá-la e realizará um trabalho multidisciplinar com acompanhamento de psicóloga e assistente social”, alertou Carla.
Na oportunidade, a advogada Celina Maria Macabu, encerrou a palestra destacando a lei Maria da Penha (nº 11.340/2006). Em seu discurso, ela falou sobre os avanços e a ampliação do código penal beneficiando a mulher. “A lei Maria da Penha veio para coibir e enfrentar a violência doméstica e familiar dentro da esfera psicológica, física, sexual, patrimonial e moral. Toda a mulher tem que saber que sem ajuda ninguém consegue nada. Procure um grupo de apoio para obter mais informações”, orientou Celina.
O Núcleo de Atendimento atende toda a região Norte Fluminense fica localizada na Rua dos Goytacazes, 257, Centro em Campos dos Goytacazes. O telefone é o 0800-282-1413.



Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006

Conhecida como Lei Maria da Penha, ela tornou mais rigorosas as punições pelas agressões contra a mulher. A lei foi batizada por esse nome em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia que protagonizou um caso simbólico de violência doméstica e familiar. Em 1983, por duas vezes, seu marido tentou assassiná-la. Na primeira vez por arma de fogo e na segunda por eletrocussão e afogamento. As tentativas de homicídio resultaram em lesões irreversíveis como paraplegia e outras sequelas. Maria da Penha transformou dor em luta, tragédia em solidariedade.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CRAS de Valão Seco discute violência contra a mulher




O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Valão Seco, no município de São Francisco de Itabapoana, vai realizar nesta sexta-feira (26/11), a partir das 14h30min, uma palestra sobre "Violência contra a mulher".
A palestra será ministrada pela assistente social, Carla Andréia dos Santos, e pela advogada, Celina Maria Macabu, do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) de Campos dos Goytacazes. O objetivo é alertar e orientar sobre os direitos da mulher.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, disse que esta satisfeita por conseguir trazer esta palestra para o CRAS. "Nossa secretaria está aqui para amparar todos os indivíduos. Esta palestra é muito importante porque a mulher tem sido alvo de vários crimes", lembrou Fátima. A secretária ainda se mostrou esperançosa quanto às ações da presidenta, Dilma Rousseff, a favor das mulheres.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Conselheiros de Assistência Social de São Francisco participam de capacitação em Grussaí


Os conselheiros municipais de Assistência Social de São Francisco de Itabapoana participam do curso de capacitação de “Agentes Públicos Municipais de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família” no SESC de Grussaí.
O evento é destinado aos membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social e das instâncias de controle social do Programa Bolsa Família dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O curso é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) juntamente com a Universidade Estadual de Montes Claros (MG).
A capacitação foi dividida em duas fases. A “Etapa Presencial,” que será finalizada nesta quarta-feira (24/11), consistiu em três dias com aulas expositivas e oficinas de aprendizagem. Após esta fase, acontece a “Etapa Não Presencial” em que os participantes terão que elaborar um relatório de conclusão da capacitação.
Representando o Conselho Municipal de Assistência Social estão as conselheiras Ednea Mansur, Zilma Pacheco e Sulamita Elias. Já as assistentes sociais Carla Fabiana Barreto e Ana Paula Melo Wotkasky representam os conselheiros da Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família.

Bolsa Família

Também será encerrado nesta quarta-feira (24/11), o curso de capacitação dos técnicos do Programa Bolsa Família sobre a nova versão do Cadastro Único. O evento é realizado pela Caixa Econômica Federal em parceria com a secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da coordenação estadual do Programa Bolsa Família.
O curso, que começou na última terça-feira (23/11), está acontecendo no Hotel São Francisco, no município do Rio de Janeiro. O objetivo é orientar os técnicos sobre a utilização do novo aplicativo do Cadastro Único. Aline Rodrigues e Kissila Rangel, técnicas de São Francisco de Itabapoana, estão participando da capacitação.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Promoção social vai implementar novos cursos.


A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, falou sobre o desejo de implantar novos cursos. “Graças ao prefeito posso implementar novos cursos. Vamos começar no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Ilha dos Mineiros o curso de agronegócios na área de culinária. Também já estamos buscando cursos para qualificar nossa população para trabalhar nos empreendimentos que estão vindo para as cidades vizinhas”, antecipou Fátima.
O curso de agronegócio voltado para culinária que será oferecido no CRAS da Ilha dos Mineiros é uma realização da secretaria de Promoção Social em parceria com a secretaria estadual de Trabalho e Renda através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e do Núcleo de Ação Comunitária e Desenvolvimento Social (NACODES). A secretaria de Promoção Social vai fornecer os professores e o estado dará o material didático. O curso, que terá aulas teóricas e práticas, terá a duração de dois meses. No total de 200h.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Exposição de Produtos Reciclados faz sucesso no “Pequeno Franciscano” em São Francisco





Na tarde desta quinta-feira (18/11), foi realizado no Projeto Pequeno Franciscano, antigo Curumim, a I Exposição de Produtos Recicláveis. O evento aconteceu no pólo do Centro, no município de São Francisco de Itabapoana.
Durante a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, as professoras usaram roupas feitas com material reciclado. O grupo de percussão Art Lata tocou o hino nacional e músicas gospel. A última atração da festa foi a palestra do professor Edson Martins com o tema “A importância e a necessidade de se reciclar”.
Na ocasião o subsecretário de Administração, Renato Cunha, representou o prefeito Beto Azevedo que estava cumprindo agenda no Rio de Janeiro. A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, em seu discurso, falou da importância de aplicar a lição da reciclagem na vida pessoal. “Devemos reciclar a nossa maneira de tratar nossos pais, irmãos, professores e as pessoas em geral. A reciclagem perfeita de nossa vida é estarmos bem com nós mesmos”, concluiu Fátima.
Segundo a diretora do pólo de São Francisco, Maura Gonçalves, a exposição tem um papel fundamental na educação da criança. “A gente sempre ensinou que era preciso reciclar, mas nunca mostrou o que os alunos poderiam fazer com este material. Hoje me sinto realizada ao poder apresentar o que os funcionários juntamente com os alunos criaram”, contou Maura.
Desde outubro, as professoras têm pesquisado na internet e ensinado para os alunos os diversos tipos de artesanato com produtos recicláveis. Entre as peças expostas na exposição estão: abajour feito com filtro de café, bolsa feita de sacola plástica, pufe de garrafa pet e tapetes de jornal.
O subsecretário de Promoção Social, Nélio de Souza, e a coordenadora dos projetos sociais, Neuza Maria dos Santos, também participaram da festa. Ao final do evento, as autoridades foram presenteadas com peças da exposição.
Projeto Pequeno Franciscano
O Projeto Pequeno Franciscano atende crianças que não têm com quem ficar após a escola; além de atender alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na unidade, as crianças recebem reforço escolar e aulas de dança, música e cultura. No pólo do Centro são atendidas diariamente mais de 150 crianças de 7 a 15 anos.
Por Bianca damasceno
Fotos Flori Fernandes

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Secretária Fátima Ornelas participa da formatura do Brasil Alfabetizado


Na noite desta quinta-feira (12/11), o prefeito Beto Azevedo participou da formatura dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado. A cerimônia aconteceu no salão Ana Festas. Na ocasião, os cerca de 120 formandos receberam o certificados.
O prefeito Beto Azevedo se emocionou ao lembrar da dificuldade de estudar que teve na infância. “Eu estou muito feliz por estar aqui com vocês hoje porque também tive dificuldade para me formar. Quando eu era criança minha mãe teve que escolher entre mim e meu irmão Carlinhos para estudar em Campos. Meu irmão se formou em Direito enquanto eu cuidava da nossa padaria. Só depois de adulto tive condição de me formar. Se puderem não parem por aqui, estudem mais um pouco”, aconselhou Beto.
Antes da entrega dos certificados, os alunos de várias localidades fizeram apresentações. A turma de Nova Belém leu versículos da Bíblia. A professora Jociele Silva e Silva explicou a escolha. “A maioria dos alunos da minha turma eram evangélicos e tinham muita vontade de ler a Bíblia”. Também houve homenagem às professoras e à aluna Domingas Marques Cordeiro, que com 83 anos era a mais velha entre os formandos. Ao final do cerimonial, foi exibido um vídeo com depoimentos de professores e alunos, além do sorteio de brindes.
Vereadores e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, também participaram da festa.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Visita do Projovem Adolescente a 6ª Bienal em Campos


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Artesanato de SF faz sucesso em El Salvador



A presidente da Cooperativa de Taboa de São Francisco de Itabapoana (COOPTABOA), Shirley Jardim, visitou na última semana El Salvador, país da América Central. Na ocasião, foi recebida com um coquetel pela primeira-dama, Vanda Pignato, que representou o presidente Mauricio Funes.
O objetivo da visita foi ajudar a selecionar, dentre os artesãos daquele país, 10 grupos para fazerem parte de um programa similar ao que existe no Brasil intitulado “Talentos do Brasil”. O programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da secretaria de Agricultura Familiar, apóia a estruturação de grupos produtivos de forma sustentável, focado no mercado e na gestão participativa. A Cooperativa de Taboa faz parte do programa que tem ao todo 15 grupos de artesãos e 12 estados.
Durante o coquetel Shirley apresentou um vídeo mostrando como a Taboa é extraída e como são feitas as peças. “Contamos como nosso grupo surgiu, como trabalhamos e conseguimos ser o primeiro grupo a conseguir a Certificação de Qualidade Total em Orgânico em artesanato com fibra de taboa. Levei fotos, vídeo e algumas peças para eles conhecerem nosso trabalho”, contou Shirley.
A artesã conta que se sentiu lisonjeada com o convite para ir a El Salvador. “É muito gratificante ver seu trabalho reconhecido até no exterior. Fiquei surpresa quando a primeira-dama, que é brasileira, me contou que nosso grupo havia sido indicado pelo presidente Lula. Dona Marisa comprou duas cestas nossas em 2006, na Feira da Agricultura Familiar em Brasília”, lembrou Shirley.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, vê nesses encontros oportunidades. “Encontros como este abrem muitas portas. Não só para a Cooperativa de Taboa mas também para o nosso artesanato de forma geral. Em fevereiro o grupo de El Salvador virá ao Brasil para conhecer outros grupos apoiados pelo programa Talentos do Brasil”, afirmou Fátima.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Promoção Social de São Francisco participa do I Encontro Regional Projovem Adolescente




A secretária de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana, Fátima Ornelas, e sua equipe participaram do I Encontro Regional Projovem Adolescente. O evento aconteceu na quinta-feira (28/10) no Teatro Trianon, em Campos.
Na ocasião, Fátima Ornelas compôs a mesa e em seu discurso parabenizou toda a equipe do Projovem.
Durante o encontro, um técnico do Ministério de Desenvolvimento Social esclareceu sobre as dúvidas relacionadas ao Processo de Acompanhamento e gestão do Projovem Adolescente (SISJOVEM). No evento ainda foi ministrada palestra intitulada “Projovem Adolescente: valorização, reconhecimento e comprometimento”.
De acordo com a coordenadora do Programa Projovem Adolescente, Jociane de Azevedo, o encontro foi bem aproveitado. "Foi um excelente momento em que nos foi esclarecido tudo sobre os trabalhos e o comprometimento que devemos ter com o programa. Desta forma iremos nos empenhar ainda mais dentro da nossa função”, afirmou Jociane.