sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Secretaria de Promoção Social de São Francisco oferece curso de Moda







Na tarde desta quinta-feira (16/09), a secretária de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana, Fátima Ornelas, participou do lançamento do curso de Moda. O evento, realizado pelo Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Valão Seco e foi destinado às ex-alunas dos cursos de costura e bordado.
O curso é gratuito. A secretaria fornecerá o material e as máquinas. As aulas acontecerão no CRAS de Valão Seco as quintas e sextas-feiras, no horário de 13h às 17h. Para se inscrever é necessário apresentar identidade e comprovante de residência.
O curso será voltado para moda Verão 2011. As alunas aprenderão, entre outras coisas, a fazer canga, maiô, biquíni e chapéus. A professora e estilista, Marilene Abreu, contou que o foco do curso será a reutilização. “As ex-alunas já sabem fazer os pontos básicos da costura que nossas avós faziam. Vou ensiná-las a reutilizar estes pontos para criar estampas. Também vamos utilizar retalhos de malha para montar peças exclusivas”, destacou Marilene.
De acordo com a coordenadora do GTR, Helena Vinagre, o curso será estendido futuramente para outras unidades do CRAS. “Optamos por começar em Valão Seco porque aqui temos muitas ex-alunas dos cursos de bordado e costura. Nosso objetivo é inseri-las no mercado de trabalho. Vamos dar todo suporte para elas inclusive haverá palestras do SEBRAE ao longo do curso conscientizando sobre a importância da formação de grupos para trabalhar e assim ter renda própria. Escolhemos trabalhar com moda justamente porque vende mais”, contou Helena.
A coordenadora ainda antecipou que as peças produzidas pelo grupo serão levadas para as feiras de artesanato para que sejam vendidas. O dinheiro será utilizado para comprar material e o lucro dividido entre as alunas.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, enfatizou em seu discurso que o desejo do prefeito Beto Azevedo é que as aulas sejam oferecidas próximas das residências dos alunos. “Quero ver as famílias visitando e povoando o CRAS. Estando aqui dentro para fazer cursos, aprender essas coisas lindas que nossos professores ensinam e vendê-las”, destacou Fátima.

0 comentários:

Postar um comentário