segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Promoção Social de São Francisco realiza a I Festa Folclórica do Curumim



A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realizou na tarde desta terça-feira (31/08), no pólo do Projeto Curumim do Centro, a I Festa Folclórica. Durante todo o mês de agosto as professoras trabalharam com as crianças o tema Folclore.
Na entrada da festa, os visitantes foram recepcionados por uma sereia e um Saci Pererê. As professoras também estavam caracterizadas. No pátio havia um painel com nomes e imagens de vários personagens folclóricos como: Boitatá, Curupira, Lobisomem.
Durante a tarde, as crianças apresentaram cantigas de roda como: “ciranda-cirandinha”, “o cravo e a rosa” e “a canoa virou”. A canção “Atirei o pau no gato” foi cantada na versão da cantora Aline Barros que ensina que nós devemos amar os animais. Outra novidade foi a apresentação de uma quadrilha que mesclava passos de samba, frevo e golpes de capoeira.
Ao final do evento a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, foi homenageada pelos alunos. “Queremos homenagear a secretária por ser o braço direito do Curumim. Ela sempre dá resposta para nossas solicitações e só não faz o que está fora do alcance dela”, elogiou a coordenadora do pólo do Centro, Maura Gonçalves.
A secretária ficou emocionada com a homenagem e em seu discurso parabenizou a direção pela organização da festa. “A direção está de parabéns. A festa está linda! Esta é a maior propaganda que se faz da Educação. São ações como esta que promovem a criança. Fazem com que elas tenham gosto de estudar e aprendam mais sobre sua cultura”, afirmou Fátima.
O subsecretário de Promoção - Nélio Souza - e a coordenadora dos projetos sociais PETI e Curumim - Neuza Maria dos Santos - também estiveram presentes no evento. A festa de confraternização do tema “Folclore” já aconteceu nos pólos do Curumim de Gargaú, Barra do Itabapoana e Centro. A próxima unidade a realizar a festa será a de Praça João Pessoa.

Projeto Curumim

O Projeto Curumim ou Pequeno Franciscano atende crianças que não têm com quem ficar após a escola; além de atender alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na unidade as crianças recebem reforço escolar e aulas de dança, música e cultura. No pólo do Centro são atendidas diariamente mais de 150 crianças de 7 a 15 anos.
Por Bianca Damasceno
Fotos Flori Fernandes

0 comentários:

Postar um comentário