quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Secretaria de Promoção de São Francisco forma quase 200 alunos nos cursos do GTR


Na tarde desta quarta-feira (20/10), cerca de 200 alunos dos cursos do Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), oferecidos pela secretaria de Promoção Social, receberam seus certificados de conclusão do curso. A cerimônia aconteceu no salão Ana Festas e contou com a presença da representante da secretaria Estadual de Trabalho e Renda, Vanessa Sousa.
Na ocasião, foram expostos os trabalhos dos alunos dos cursos de biscuit, decopagem, pintura, bordado e Taboa. As alunas do curso de moda, que começou há um mês no CRAS de Valão Seco, aproveitaram a oportunidade para apresentar a marca do grupo. A professora do curso de moda desfilou com um colete produzido pelas alunas.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, falou sobre o desejo de implantar novos cursos. "Graças ao prefeito posso implementar novos cursos. Vamos começar amanhã no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Ilha dos Mineiros o curso de agronegócios na área de culinária. Também já estamos buscando cursos para qualificar nossa população para trabalhar nos empreendimentos que estão vindo para as cidades vizinhas", antecipou Fátima.
A diretora do GTR, Helena Vinagre, destacou o sucesso das ex-alunas. "Estamos exportando nosso artesanato. Nossas ex-alunas de Taboa formaram uma cooperativa e agora são as primeiras do mundo a receberem o Certificado de Qualidade Total em Orgânico no artesanato com fibra da Taboa. Na próxima semana elas vão apresentar suas peças ao rei da Espanha, Juan Carlos", anunciou Helena.
De acordo com a presidente da COOPTABOA, Shirley Jardim, há quatro anos o grupo vem tentando conseguir a certificação. "Há quatro anos estamos batalhando para conseguir este selo. Foi muito difícil porque a Ecocert Brasil até então só fazia certificados para alimentos. Eles tiveram que fazer um estudo para saber quais seriam os critérios usados para certificar a fibra da Taboa", contou Shirley.

Agronegócio

O curso de agronegócio voltado para culinária que será oferecido no CRAS da Ilha dos Mineiros é uma realização da secretaria de Promoção Social em parceria com a secretaria estadual de Trabalho e Renda através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e do Núcleo de Ação Comunitária e Desenvolvimento Social (NACODES). A secretaria de Promoção Social vai fornecer os professores e o estado dará o material didático. O curso, que terá aulas teóricas e práticas, terá a duração de dois meses. No total de 200h.
Ascom SFI

0 comentários:

Postar um comentário