quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Inaugurado o 1º CREAS de São Francisco de Itabapoana

Por MagnoPaes Fotos Flori Fernandes e Alessandra Lemos


Foi inaugurado nesta quarta-feira (29/12), o primeiro pólo do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município de São Francisco de Itabapoana. A inauguração contou com a presença de vários secretários municipais. Também estavam presentes os diretores dos demais programas da secretaria de Promoção Social e presidentes de associações de moradores. O evento teve a finalidade de apresentar o programa à população e formalizar o início de seu funcionamento.
Segundo a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o objetivo da instalação do programa no município é criar um local de atendimento especializado para aqueles que tiveram seus direitos sociais violados. “O CREAS tem como principal função cuidar das pessoas que sofreram maus tratos e reinseri-las na sociedade com sua dignidade restituída”, explicou Fátima.
O prefeito Beto Azevedo disse que um programa como esse é importante para dar apoio às pessoas e famílias que necessitam de um atendimento mais especializado e diferenciado. “Estamos dando um grande passo no combate aos maus tratos contra a criança, a mulher, o deficiente e o idoso. Essas coisas não podem mais acontecer em nosso município”, concluiu Beto.
O prefeito falou ainda sobre algumas obras que estão programadas para o município em 2011. “São Francisco receberá uma Escola Modelo, uma Rodoviária, Centro Cultural e calçaremos muitas outras ruas com intertravados”, comentou.
A cerimônia foi encerrada com a apresentação do grupo Art Lata, que executou uma emocionante versão do Hino Nacional.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Inauguração do primeiro CREAS nesta quarta em São Francisco


A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana vai inaugurar o primeiro Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) no município. A inauguração será nesta quarta-feira (29/12) a partir das 14h, no antigo prédio da Guarda Civil, no centro da cidade. A iniciativa é uma parceria da prefeitura, através da secretaria de Promoção Social com os governos estadual e federal.
O CREAS atuará na defesa dos direitos do cidadão. Para atender ao público, o Centro contará com diversos profissionais especializados entre eles psicólogos, assistentes sociais e advogados.
Para a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o Centro Especializado é mais uma conquista do governo municipal. “A cada ano que passa nosso município está crescendo. Pensando nisso, o prefeito Beto Azevedo também quer investir no campo assistencial para atender os menos favorecidos. O CREAS estará preparado para receber qualquer pessoa que tenha tido seu direito violado. Tudo isso é mais uma conquista da gestão do governo de Beto”, afirmou Fátima.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Muita festa na 2ª Mostra Projovem em SFI



O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, participaram na tarde desta sexta-feira (17/12) da “2ª Mostra Projovem em Ação”. O evento foi organizado para encerrar o ano letivo e aconteceu nos altos da Padaria Real, no centro da cidade. Na ocasião, também estiveram presentes o comandante da Guarda Civil Municipal, Amaro Antônio Gomes, secretários municipais e representantes do Projovem Adolescente de Campos dos Goytacazes.
O grupo Art Lata fez a abertura da festa tocando o Hino Nacional Brasileiro. As autoridades presentes foram homenageadas e receberam de lembrança objetos feitos pelos alunos do curso. Na oportunidade, alguns jovens deram depoimentos e fizeram agradecimentos ao prefeito Beto e a secretária Fátima. O prefeito dirigiu-se aos jovens com entusiasmo. “Sinto-me muito feliz em compartilhar com vocês essa alegria. Como prefeito desta cidade não me cansarei de trabalhar em prol do povo, principalmente para os jovens que são o futuro de nosso município”, completou Beto.
Durante a programação foram apresentados vídeos mostrando os trabalhos do programa, coral de música e a dança “África” com um teatro que traz reflexões sobre o comportamento das pessoas. Os alunos do Projovem Adolescente de Campos fizeram uma apresentação cantando uma música no estilo Rip Rop com letras que traziam mensagens de amor e paz.
A coordenadora do programa Projovem Adolescente, Jociane Azevedo disse palavras de incentivo aos jovens. “Que vocês não desistam dos seus sonhos e lutem por eles. Com força de vontade alcançarão seus objetivos”, falou Jociane.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas se emocionou com a apresentação dos trabalhos. “É muito bom ver um programa que dá bons frutos em nossa cidade. Melhor ainda é saber que por trás de tudo disso há uma equipe bem empenhada e disposta a trabalhar pelos nossos jovens. Obrigada a todos!”, concluiu Fátima.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Governos realizam ação social em SFI


Durante esta quinta-feira (16/12), órgãos dos governos municipal, estadual e federal realizaram uma ação social em São Francisco de Itabapoana. Com o tema "Ter documento é um direito", a iniciativa envolveu a emissão gratuita de documentos para a população, o que garante o direito de participar dos programas de Reforma Agrária e Agricultura Familiar do Governo Federal. A ação aconteceu no Colégio Estadual São Francisco de Paula e contou com a participação da secretária de Promoção Social Fátima Ornelas.
Também foram parceiros nesta iniciativa o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Leão XIII, a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Trabalho, o DETRAN e a Previdência Social.
Foram realizadas emissões de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho além de registro no INSS. No local, a secretaria de Promoção Social também realizou o serviço de corte de cabelo para os interessados.
O delegado substituto do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) do Rio de Janeiro, Sérgio Coelho, afirmou que ter documento não é somente uma necessidade, mas um resgate da cidadania, garantindo acesso às políticas públicas.
De acordo com a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, a secretaria tem desempenhado uma ação motivadora. "Nossa secretaria tem procurado incentivar as pessoas para que tenham sua documentação. Desta forma, elas poderão participar dos programas sociais oferecidos pelos governos em nosso município", ressalta Fátima.

Confraternização nos pólos dos programas sociais


Promoção Social realiza confraternização nos pólos dos programas sociais

A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realizou durante esta semana uma confraternização em cada pólo dos programas sociais Pequeno Franciscano e Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) do município. As festas aconteceram com o objetivo de comemorar o mês dedicado ao natal e realizar o encerramento do ano letivo.
Foram preparadas tardes recreativas para as crianças com diversas atividades como dinâmicas, brincadeiras e jogos interativos. Em todos os eventos, o comediante Lindroso do Recife promoveu muita animação. Na oportunidade também foram distribuídos diversos brindes e brinquedos para os alunos.
Em Praça João Pessoa, a confraternização foi organizada em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). O subsecretário de Promoção Social, Nélio da Silva e a coordenadora dos programas sociais, Neuza Maria dos Santos prestigiaram o evento. O destaque foi a apresentação de músicas natalinas feita pelo coral de alunos.
Em Barra do Itabapoana e Gargaú a coreografia foi o marco do evento. Já em São Francisco o destaque foi uma encenação coreografada que representava o natal no estilo da cultura nordestina.
Para a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o ano se encerra, mas a secretaria não pode parar. "Todas as festas foram preparadas com o objetivo de trazer mais alegria para nossas crianças e concluir as atividades dos programas sociais, mas os trabalhos da secretaria vão continuar porque no próximo ano queremos trazer mais inovações. Quero aproveitar a oportunidade e desejar a todos um Feliz Natal e um novo ano de vitórias e conquistas", completou Fátima.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

2ª Mostra Projovem nesta sexta em São Francisco


A secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana vai promover nesta sexta-feira (17/12), a “2ª Mostra Projovem em Ação”. O evento foi organizado para encerrar o ano letivo do programa e está previsto para acontecer às 13 horas, nos altos da Padaria Real, no centro da cidade.
Já está agendada a participação de autoridades e do grupo Art Lata para a cerimônia. Dentro da programação terá apresentação de dança africana, coral, teatro, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Programa Projovem, Jociane de Azevedo, o evento será um momento de cultura e confraternização. “Preparamos tudo com muito carinho com o propósito de criarmos um momento de interação entre os alunos assistidos pelo programa. Tenho certeza que vamos alcançar o mesmo sucesso que tivemos com a “1ª Mostra Projovem” que aconteceu no ano anterior”, salientou Jociane.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Governos se unem para promover ação social em SFI


Nesta quinta-feira (16/12), em São Francisco de Itabapoana, órgãos dos governos municipal, estadual e federal irão se unir para realizar uma ação social no município. O evento está previsto para acontecer das 8 às 17 horas, no Colégio Estadual São Francisco de Paula. Com o tema “Ter documento é um direito”, a ação vai envolver a emissão gratuita de documentos para a população, garantindo assim o direito de participar dos programas de Reforma Agrária e Agricultura Familiar do Governo Federal.
A iniciativa é do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a prefeitura por meio da secretaria de Promoção Social. Também são parceiros nesta ação a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Trabalho, o Detran, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) entre outros.
Serão oferecidos serviços gratuitos como a emissão de certidão de nascimento, carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e de pescadora além de registro do INSS.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, falou que possuir documentos só traz benefícios. “Com os documentos em mãos cada um poderá participar não só dos programas de incentivo do governo Federal mas também realizar a abertura de contas bancárias”, ressaltou Fátima.

Centro de Convivência de Guaxindiba realiza festa de confraternização


O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas participaram da festa de confraternização dos idosos. O evento aconteceu nesta terça-feira (14/12) no Centro de Convivência, em Guaxindiba e contou com a participação de cerca de 250 idosos. Também participaram da festa Fabinho do Estaleiro e o subsecretário de Promoção Social, Nélio de Souza.
Durante o evento, os idosos fizeram agradecimentos pela festa e se manifestaram cantando músicas que traziam mensagens de Deus e de alegria. Na ocasião, todos participaram de um amigo oculto e logo após foi servido um almoço entre os presentes. À tarde, receberam brindes e lembranças.
Na avaliação da moradora de Praça João Pessoa, Maria de Souza, de 99 anos, o Centro de Convivência só traz alegria. “Eu sou frequentadora da 3ª Idade há mais de 12 anos. Aqui eu converso, brinco com os outros e me distraio bastante. Se dependesse de mim eu estaria aqui todos os dias”, disse Maria.
Para a secretária de Promoção Social Fátima Ornelas o evento encerra as atividades já pensando no próximo ano. “A confraternização simboliza a festa de natal para todos os assistidos e conclui as atividades do Centro de Convivência. Quero destacar que é pedido do prefeito que no próximo ano continuemos a nos empenhar nos projetos que beneficiem todos da melhor idade”, conclui Fátima.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Promoção Social de São Francisco forma a primeira turma do curso de Agronegócio








Na tarde desta quinta-feira (09/12), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, acompanhado da primeira-dama, Romênia Azevedo, participou da formatura do curso de agronegócios do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Ilha dos Mineiros. A cerimônia aconteceu na sede da secretaria de Promoção Social e contou com a participação do supervisor de qualificação da Secretaria do Estado Trabalho e Renda, Evandro Costa, e da coordenadora do Núcleo de Ação Comunitária e Desenvolvimento Social (NACODES), Selyzette Marques. O vereador Sérgio Elias e vários secretários do governo municipal também estiveram presentes na ocasião.
O curso de Agronegócios foi uma realização da secretaria de Promoção Social em parceria com a secretaria estadual de Trabalho e Renda, através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e do NACODES.
Antes da entrega dos certificados, a coordenadora do curso, Vanessa de Souza, fez agradecimentos ao prefeito pelo apoio recebido e a toda a equipe da secretaria. Na oportunidade, também foram apresentadas diversas fotos dos trabalhos realizados durante as aulas. Ao término da cerimônia, foi servido um coquetel com salgadinhos produzidos por alunos do curso. Alguns tinham como matéria prima casca de laranja e banana.
De acordo com a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, o curso vai ajudar os formandos a aumentarem sua qualidade de vida. “Com todo o conhecimento que receberam durante os 35 dias do curso, cada um poderá gerar mais renda para toda a sua família e, desta forma, melhorar ainda mais sua qualidade de vida”, disse Fátima.
A dona de casa e aluna do curso, Jocélia Brito (45 anos), já está usando os ensinamentos recebidos. “Tudo o que aprendi já estou colocando em prática na padaria do meu irmão. Todo mundo gostou e aprovou os quitutes feitos do reaproveitamento dos frutos da nossa terra”, afirmou Jocélia.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Beto Azevedo assina Pacto pelo Desenvolvimento Social com o governo estadual


Nesta segunda-feira (29/11), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, participaram da reunião com o governador Sérgio Cabral e o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques. A reunião aconteceu no edifício anexo do Palácio Guanabara e contou com a participação de prefeitos e secretários de Assistência Social de todo o estado.
Durante a solenidade, foi assinado o decreto de repasse de recursos do Fundo Estadual de Assistência Social para os fundos municipais, que deixará de ser feito exclusivamente mediante convênios. Na ocasião também foi assinado o Pacto pelo Desenvolvimento Social.
Segundo a secretária de Promoção Social Fátima Ornelas o acordo torna o processo mais ágil e igual na distribuição de recursos. “É um momento expressivo da assistência social, pois este pacto estabelece uma agenda de ações da parte do governo para incentivar e qualificar a gestão eficiente e efetiva das instituições municipais de assistência social. Já o município se compromete em aprimorar a gestão do Sistema Único de Assistência Social para promover o desenvolvimento social”, explicou Fátima.
Também estiveram presentes no encontro o vice governador, Luiz Fernando Pezão, o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Rômulo Paes, e o senador Lindberg Farias.

Idosos da 3ª idade visitam sesc de Grussaí


O Centro de Convivência da Terceira Idade de São Francisco de Itabapoana, durante esta semana, levará seus idosos para conhecerem o SESC Mineiro de Grussaí. O grupo de 200 pessoas foi dividido em quatro. Os passeios começaram nesta segunda-feira (29/11) e prosseguirão até esta quinta-feira (02/11).
De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, Andréa Marques de Almeida, os idosos ficaram encantados com a grande estrutura e beleza do SESC. “Eles ficaram encantados com a Maria Fumaça, as réplicas de navios, trens e de símbolos de vários países”, contou Andréa.
Para a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, os passeios e eventos são uma forma de proporcionar lazer, entretenimento e cultura para os idosos. “O objetivo do prefeito Beto Azevedo é proporcionar bem estar ao idoso, dando a eles assistência plena e a valorização que merecem. Como eles amam viajar, disponibilizamos nossa equipe para fazer os passeios mesmo sendo feriado na nossa cidade”, destacou Fátima Ornelas.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CRAS de Valão Seco realiza palestra sobre a violência contra a mulher

Por Mary Oliveira Fotos Flori Fernandes


Na tarde desta sexta-feira (26/11) o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Valão Seco, em São Francisco de Itabapoana, realizou uma palestra sobre a "Violência contra a mulher". O objetivo foi alertar e orientar as pessoas sobre os direitos da mulher.
A palestra foi ministrada por representantes do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) de Campos dos Goytacazes. A assistente social Carla Emmanuel falou sobre o ciclo de violência contra a mulher e o trabalho que o NIAM oferece: “Mesmo que a mulher não tenha feito ocorrência policial ela deve procurar o núcleo e fazer o registro. A partir daí o NIAM vai auxiliá-la e realizará um trabalho multidisciplinar com acompanhamento de psicóloga e assistente social”, alertou Carla.
Na oportunidade, a advogada Celina Maria Macabu, encerrou a palestra destacando a lei Maria da Penha (nº 11.340/2006). Em seu discurso, ela falou sobre os avanços e a ampliação do código penal beneficiando a mulher. “A lei Maria da Penha veio para coibir e enfrentar a violência doméstica e familiar dentro da esfera psicológica, física, sexual, patrimonial e moral. Toda a mulher tem que saber que sem ajuda ninguém consegue nada. Procure um grupo de apoio para obter mais informações”, orientou Celina.
O Núcleo de Atendimento atende toda a região Norte Fluminense fica localizada na Rua dos Goytacazes, 257, Centro em Campos dos Goytacazes. O telefone é o 0800-282-1413.



Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006

Conhecida como Lei Maria da Penha, ela tornou mais rigorosas as punições pelas agressões contra a mulher. A lei foi batizada por esse nome em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia que protagonizou um caso simbólico de violência doméstica e familiar. Em 1983, por duas vezes, seu marido tentou assassiná-la. Na primeira vez por arma de fogo e na segunda por eletrocussão e afogamento. As tentativas de homicídio resultaram em lesões irreversíveis como paraplegia e outras sequelas. Maria da Penha transformou dor em luta, tragédia em solidariedade.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CRAS de Valão Seco discute violência contra a mulher




O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Valão Seco, no município de São Francisco de Itabapoana, vai realizar nesta sexta-feira (26/11), a partir das 14h30min, uma palestra sobre "Violência contra a mulher".
A palestra será ministrada pela assistente social, Carla Andréia dos Santos, e pela advogada, Celina Maria Macabu, do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM) de Campos dos Goytacazes. O objetivo é alertar e orientar sobre os direitos da mulher.
A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, disse que esta satisfeita por conseguir trazer esta palestra para o CRAS. "Nossa secretaria está aqui para amparar todos os indivíduos. Esta palestra é muito importante porque a mulher tem sido alvo de vários crimes", lembrou Fátima. A secretária ainda se mostrou esperançosa quanto às ações da presidenta, Dilma Rousseff, a favor das mulheres.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Conselheiros de Assistência Social de São Francisco participam de capacitação em Grussaí


Os conselheiros municipais de Assistência Social de São Francisco de Itabapoana participam do curso de capacitação de “Agentes Públicos Municipais de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família” no SESC de Grussaí.
O evento é destinado aos membros dos Conselhos Municipais de Assistência Social e das instâncias de controle social do Programa Bolsa Família dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. O curso é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) juntamente com a Universidade Estadual de Montes Claros (MG).
A capacitação foi dividida em duas fases. A “Etapa Presencial,” que será finalizada nesta quarta-feira (24/11), consistiu em três dias com aulas expositivas e oficinas de aprendizagem. Após esta fase, acontece a “Etapa Não Presencial” em que os participantes terão que elaborar um relatório de conclusão da capacitação.
Representando o Conselho Municipal de Assistência Social estão as conselheiras Ednea Mansur, Zilma Pacheco e Sulamita Elias. Já as assistentes sociais Carla Fabiana Barreto e Ana Paula Melo Wotkasky representam os conselheiros da Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família.

Bolsa Família

Também será encerrado nesta quarta-feira (24/11), o curso de capacitação dos técnicos do Programa Bolsa Família sobre a nova versão do Cadastro Único. O evento é realizado pela Caixa Econômica Federal em parceria com a secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, através da coordenação estadual do Programa Bolsa Família.
O curso, que começou na última terça-feira (23/11), está acontecendo no Hotel São Francisco, no município do Rio de Janeiro. O objetivo é orientar os técnicos sobre a utilização do novo aplicativo do Cadastro Único. Aline Rodrigues e Kissila Rangel, técnicas de São Francisco de Itabapoana, estão participando da capacitação.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Promoção social vai implementar novos cursos.


A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, falou sobre o desejo de implantar novos cursos. “Graças ao prefeito posso implementar novos cursos. Vamos começar no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Ilha dos Mineiros o curso de agronegócios na área de culinária. Também já estamos buscando cursos para qualificar nossa população para trabalhar nos empreendimentos que estão vindo para as cidades vizinhas”, antecipou Fátima.
O curso de agronegócio voltado para culinária que será oferecido no CRAS da Ilha dos Mineiros é uma realização da secretaria de Promoção Social em parceria com a secretaria estadual de Trabalho e Renda através do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e do Núcleo de Ação Comunitária e Desenvolvimento Social (NACODES). A secretaria de Promoção Social vai fornecer os professores e o estado dará o material didático. O curso, que terá aulas teóricas e práticas, terá a duração de dois meses. No total de 200h.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Exposição de Produtos Reciclados faz sucesso no “Pequeno Franciscano” em São Francisco





Na tarde desta quinta-feira (18/11), foi realizado no Projeto Pequeno Franciscano, antigo Curumim, a I Exposição de Produtos Recicláveis. O evento aconteceu no pólo do Centro, no município de São Francisco de Itabapoana.
Durante a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos, as professoras usaram roupas feitas com material reciclado. O grupo de percussão Art Lata tocou o hino nacional e músicas gospel. A última atração da festa foi a palestra do professor Edson Martins com o tema “A importância e a necessidade de se reciclar”.
Na ocasião o subsecretário de Administração, Renato Cunha, representou o prefeito Beto Azevedo que estava cumprindo agenda no Rio de Janeiro. A secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, em seu discurso, falou da importância de aplicar a lição da reciclagem na vida pessoal. “Devemos reciclar a nossa maneira de tratar nossos pais, irmãos, professores e as pessoas em geral. A reciclagem perfeita de nossa vida é estarmos bem com nós mesmos”, concluiu Fátima.
Segundo a diretora do pólo de São Francisco, Maura Gonçalves, a exposição tem um papel fundamental na educação da criança. “A gente sempre ensinou que era preciso reciclar, mas nunca mostrou o que os alunos poderiam fazer com este material. Hoje me sinto realizada ao poder apresentar o que os funcionários juntamente com os alunos criaram”, contou Maura.
Desde outubro, as professoras têm pesquisado na internet e ensinado para os alunos os diversos tipos de artesanato com produtos recicláveis. Entre as peças expostas na exposição estão: abajour feito com filtro de café, bolsa feita de sacola plástica, pufe de garrafa pet e tapetes de jornal.
O subsecretário de Promoção Social, Nélio de Souza, e a coordenadora dos projetos sociais, Neuza Maria dos Santos, também participaram da festa. Ao final do evento, as autoridades foram presenteadas com peças da exposição.
Projeto Pequeno Franciscano
O Projeto Pequeno Franciscano atende crianças que não têm com quem ficar após a escola; além de atender alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Na unidade, as crianças recebem reforço escolar e aulas de dança, música e cultura. No pólo do Centro são atendidas diariamente mais de 150 crianças de 7 a 15 anos.
Por Bianca damasceno
Fotos Flori Fernandes

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Secretária Fátima Ornelas participa da formatura do Brasil Alfabetizado


Na noite desta quinta-feira (12/11), o prefeito Beto Azevedo participou da formatura dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado. A cerimônia aconteceu no salão Ana Festas. Na ocasião, os cerca de 120 formandos receberam o certificados.
O prefeito Beto Azevedo se emocionou ao lembrar da dificuldade de estudar que teve na infância. “Eu estou muito feliz por estar aqui com vocês hoje porque também tive dificuldade para me formar. Quando eu era criança minha mãe teve que escolher entre mim e meu irmão Carlinhos para estudar em Campos. Meu irmão se formou em Direito enquanto eu cuidava da nossa padaria. Só depois de adulto tive condição de me formar. Se puderem não parem por aqui, estudem mais um pouco”, aconselhou Beto.
Antes da entrega dos certificados, os alunos de várias localidades fizeram apresentações. A turma de Nova Belém leu versículos da Bíblia. A professora Jociele Silva e Silva explicou a escolha. “A maioria dos alunos da minha turma eram evangélicos e tinham muita vontade de ler a Bíblia”. Também houve homenagem às professoras e à aluna Domingas Marques Cordeiro, que com 83 anos era a mais velha entre os formandos. Ao final do cerimonial, foi exibido um vídeo com depoimentos de professores e alunos, além do sorteio de brindes.
Vereadores e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, também participaram da festa.