sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Primeira turma do curso de Tecnologia de Motor Diesel receberá certificado nesta sexta em SFI

A Secretaria do Trabalho, da Assistência e Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realiza nesta sexta-feira (25/11) a cerimônia de entrega dos certificados do curso de Tecnologia de Motor Diesel. O curso foi ministrado pela primeira vez na cidade e oferecido, gratuitamente, para os 20 alunos classificados em processo seletivo. A solenidade vai acontecer na sala de reuniões da secretaria de Promoção Social, às 15h.
Também já está agendada a presença de autoridades do poder executivo municipal e da Gerente Regional do SENAI/RJ, Ivana Licurgo, e o Gerente da FIRJAN de Campos dos Goytacazes, Luiz Mário Concebida.
A primeira turma do curso Tecnologia de Motor Diesel teve início no mês de outubro deste ano. Os alunos tiveram aulas teóricas e nas aulas práticas manuseavam motores a diesel de diversos tamanhos e modelos, disponibilizados pelo SENAI.
Segundo a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, os alunos terminaram o curso sem nenhum custo. “Tanto o processo seletivo quanto as aulas foram ministrados pelo SENAI aqui em São Francisco. Desta forma os 20 alunos classificados não precisaram se deslocar para o município vizinho. No entanto, a capacitação vai garantir aos formandos uma boa qualificação para o mercado de trabalho”, garantiu Fátima.

Projeto Cozinha Brasil encerra com aceitação positiva em São Francisco

Projeto Cozinha Brasil encerra com aceitação positiva em São Francisco
Esta quarta-feira (23/11), foi o último dia das aulas do Projeto Cozinha Brasil, em São Francisco de Itabapoana. As atividades do projeto aconteceram na padaria-escola do polo do CRAS de Valão Seco. Realizadas em dois turnos, as aulas contemplaram um total de 350 pessoas. Os alunos receberam um folheto com receitas e na próxima semana, vão receber o certifico o certificado e o livro de receitas completo do projeto. A surpresa da organização ficou por conta da adesão do público masculino.
O projeto Cozinha Brasil é uma iniciativa do SESI (Serviço Social da Indústria) e tem como foco levar o conhecimento sobre o desenvolvimento de práticas sustentáveis na culinária. A dinâmica do curso mostra ao aluno como comer bem sem gastar muito dinheiro e ainda evitar o desperdício. O enfoque sobre a economia é importante para a reversão do quadro do desperdício no Brasil, já que aproximadamente 20% dos alimentos acaba no lixo.
O curso, totalmente gratuito, foi ministrado por instrutores especializados e nutricionistas que passaram para os alunos dicas de como fazer refeições saudáveis, utilizando todas as partes dos alimentos. Várias receitas continham ingredientes que normalmente são dispensados, como: caule, talos, cascas, folhas e sementes. Durante o curso também estavam presentes técnicos da Ampla, que fizeram o cadastramento de usuários da tarifa baixa-renda.
Segundo a secretária de Trabalho, Assistência e Promoção Social de São Francisco, Fátima Ornelas o Cozinha Brasil é mais um passo para os alunos alcançarem o mercado de trabalho. “Muitos dos alunos vieram fazer o curso em busca de mais uma especialização para contar no currículo. Estamos fomentando esse tipo de atitude para que nosso povo possa se tornar mais competitivos no mercado de trabalho”, comentou a secretária.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

São Francisco receberá o Curso do Programa Cozinha Brasil

São Francisco de Itabapoana receberá, nos dias 22 e 23 de novembro, o curso de culinária do projeto “Cozinha Brasil” do SESI. As aulas serão realizadas na padaria-escola do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Valão Seco. O curso é composto por instrutores e nutricionistas que ministrarão as aulas sobre como preparar os alimentos sem desperdiçar. A iniciativa é da secretaria de Promoção Social em parceria com a Ampla e o SESI.
Os cursos, que são gratuitos, serão ministrados em dois turnos. Pela manhã, no horário de 8h às 11h, e à tarde, das 13h às 16h. Os interessados em participar devem reservar sua vaga nos pólos dos CRAS mais próximo da sua casa, pois as vagas são limitadas. Para o cadastro serão necessárias as cópias do CPF, identidade, conta de luz e cartão do bolsa família, se possuir.
Durante o curso, os alunos vão aprender a aproveitar todas as partes do alimento, inclusive, as que normalmente são dispensadas como: caule, talos, cascas, folhas e sementes. Ao final dos dois dias de curso, os participantes receberão o certificado e um livro de receitas.
Na oportunidade, os técnicos da AMPLA irão realizar o cadastramento da tarifa Baixa Renda.
De acordo com a secretária de Promoção social, Fátima Ornelas, o curso irá trazer orientações de como cozinhar de forma eficiente. “Os profissionais do projeto “Cozinha Brasil” vão nos enriquecer com os conhecimentos culinários. O curso ainda vai ensinar sobre noções de higiene e conservação dos alimentos. Todos os usuários dos CRAS do município estão convidados a participarem”, ressaltou Fátima.